Blog

25 julho 2016

Certificação para a qualidade!

Postado por: Administração Laboratório Maringá às 11:50

Você já deve ter se perguntado: Mas afinal de contas, o que significa uma empresa ser certificada ou acreditada por um sistema de qualidade?

 

No Brasil temos a Organização Nacional de Acreditação (ONA) que é responsável pela principal metodologia de acreditação no Brasil, sua função é coordenar o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA) e também incentivar o setor de saúde a aprimorar seus processos de gestão e qualidade da assistência.

A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões previamente definidos, promover e garantir a qualidade e segurança da assistência no setor da saúde (Hospitais, Laboratórios, Home Care, Serviços de diagnósticos por imagem, radioterapia e medicina nuclear, Serviços de hemodiálise entre outros).

Por não ter um caráter de fiscalização e ser um processo voluntário e reservado, a acreditação se constitui essencialmente em um programa de educação continuada, revisto periodicamente para estimular o aprimoramento do sistema.

Uma empresa que busca uma certificação de qualidade tem como principais objetivos, demostrar que apresenta padrões de segurança e qualidade no atendimento ao paciente e prestação de serviços, revelar responsabilidade e comprometimento com o cliente e aprimorar o sistema interno de gestão dos processos e melhoria contínua, agregando valor e conhecimento para sua equipe, que ao longo do processo vai amadurecendo e compreendendo a importância de manter as conformidades e identificar as mínimas possibilidades de melhorias com foco na segurança do paciente.

No caso dos Laboratórios, todo o processo segue o Manual Brasileiro de Acreditação para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS/Versão 2014), que segue padrões internacionais acreditados pela ISQua (Sociedade Internacional para a Qualidade do Cuidado em Saúde).

A certificação ONA é conferida às organizações, serviços e programas de saúde avaliadas e pode resultar em:

  • Acreditado com excelência (Nível 3)
  • Acreditado pleno (Nível 2)
  • Acreditado (Nível 1).

 

O Laboratório Maringá é único Laboratório de Anatomia Patológica do Paraná a receber o selo de Acreditado Pleno (Nível 2) da ONA e continua trabalhando em busca do aperfeiçoamento contínuo para alcançar o Nível 3 e oferecer cada vez mais um serviço rápido e confiável para seus clientes.

 

Fonte: www.ona.org.br

 

 

Comentários