Blog

10 maio 2016

Pele

Postado por: paraleloz às 16:02

Significância prognóstica dos parâmetros histopatológicos em linfonodos sentinelas de pacientes com melanoma.

Objetivo: A presença de micrometástases em linfonodo sentinela é um importante parâmetro prognóstico para pacientes com melanoma. O objetivo é determinar a relevância prognóstica das características histopatológicas das micrometástases nos linfonodos sentinelas. as quais não tem sido adequadamente analisadas.

Métodos e resultados: Em 169 pacientes com melanoma, , com linfonodo sentinela positivo, características histopatológicas foram correlacionadas com sobrevida total, e sobrevida livre de recaída. Tamanho tumoral, expansão de células do melanoma para periferia (infiltração da cápsula) e para o centro do linfonodo sentinela (tumor penetrativo profundo), tiveram significância prognóstica para sobrevida total e a sobrevida livre de recaída em análise invariável. A análise multivariável revelou 3 parâmetros significantes independentes os quais predizem um pior prognóstico: presença de infiltração da cápsula do linfonodo sentinela; tumor penetrativo profundo central Maior ou igual a 2 mm; e tamanho do maior depósito tumoral maior ou igual a 30 células.

Conclusões: Análise histopatológica do linfonodo sentinela permite identificação de pacientes com pior prognóstico dependendo da localização das células do melanoma e do tamanho tumoral.

Comentários